Novidades do Spring Boot 2.3

Olá,

Acho que se alguém me perguntar o porque o Java ainda está funcionando a todo vapor nos dias atuais, com certeza eu creditaria essa responsabilidade a equipe do spring framework, principalmente ao spring boot. A quantidade de evoluções que vem sendo feitas a cada dia é simplesmente brutal e por isso se você é um Javeiro de mão cheia, com certeza você deveria acompanhar de perto cada nova release que é lançada por eles.

Pensando nisso eu resolvi condensar num post as principais mudanças da ultima versão lançada, spring boot 2.3, são muitas alterações e cheias de nuancias, isso só me faz acreditar que a equipe do spring está indo no caminho certo.

Antes de tudo, algumas caracteristicas importantes:

  • A cada 6 meses podemos esperar por uma release;
  • Não necessariamente isso vale para todos os projetos da família spring, como é o caso do spring framework que é lançado somente quando realmente está com as funcionalidades estáveis.
  • Agora temos suporte ao Micrometer 1.5 (https://micrometer.io/);
  • Full suporte ao Java 14 (https://www.oracle.com/java/technologies/javase/jdk14-archive-downloads.html) ;
  • Agora a construção de containers está mais fácil, estão utilizando a tecnologia buildpacks, desenvolvida pela VMWare e Heroku. ( https://buildpacks.io/ )
  • Agora temos um new ‘goal’ chamado build-image e não precisamos mais usar plugin de terceiros para criar imagens docker do projeto. ( https://docs.spring.io/spring-boot/docs/2.3.0.RELEASE/maven-plugin/reference/html/#build-image)
  • O suporte a ambientes de cloud está cada vez melhor em termos de probes, agora e possivel usar o actuator masi voltado para o Kubernetes, usando por exemplo: Liveness e Readiness.
  • E pra mim a noticia mais impactante, a equipe da spring já começou a anunciar que está migrando tudo para gradle e o suporte ao Maven será cada vez menor. Assim sendo, se você ainda tá usando maven é melhor já ir pensando em mudar para gradle também.

Esse é um resumo do video que coloquei no inicio do post, para as principais features novas vou fazer também novos posts.

Abrcs.

Natanael Fonseca

2 comentários sobre “Novidades do Spring Boot 2.3

  1. Menezes disse:

    O informação “o suporte ao Maven será cada vez menor. Assim sendo, se você ainda tá usando maven é melhor já ir pensando em mudar para gradle também.” não está correta.

    Segundo este artigo https://spring.io/blog/2020/06/08/migrating-spring-boot-s-build-to-gradle :

    “If you’re a happy Maven user, please continue using and supporting the tool that’s working well for you.”

    Ou seja, usuários Maven vão continuar com o suporte que existia antes.

    O Time do Spring Boot decidiu por migrar para o Gradle devido a características do próprio projeto (build que levam mt tempo).

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s