Reflexões sobre Arquitetura de Software

Olá,

       Já faz um tempo que não apareço por aqui não é mesmo? A explicação é bem simples: não tinha assunto. Fiquei envolvido em vários projetos de software aqui em SP, por isso acabei dedicando muito tempo em aprender novos conceitos. Agora que me sinto mais seguro, em breve trago estes novos assuntos para o blog, além de relatos interessantes do que tenho visto no mercado aqui do sudeste do pais.
       Aproveitando que estou matando a saudade de escrever, hoje trago um vídeo até bem antigo, mas de uma das minhas maiores influencias de carreira,  Martin Fowler! Super recomendo para todos que acreditam na arquitetura de software como vital para o sucesso de um bom projeto de desenvolvimento. 

 

    Infelizmente diversas empresas mal sabem o que um arquiteto de software faz, acham que um arquiteto é aquele que conhece bem apenas o sistema da empresa, ou simplesmente promovem pessoas para ocupar cadeiras vazias, nesse último caso até mais comum.
    Ficar anos dentro de uma mesma empresa as vezes de traz conhecimento e também reconhecimento, mas sem o cuidado devido, também te cega para as mudanças do mercado. Por isso sempre carrego um mantra:  “Sejamos o profissional do mercado e não da empresa”.
    Ser arquiteto é uma opção na carreira, que exige muito estudo e discernimento. 

Think it!

Abrcs.
Natanael Fonseca

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s