The Signthing

Olá pessoal,

    Durante o ano de 2011 estive envolvido em um projeto bem interessante, que me rendeu muito aprendizado pessoal e profissional e, dica-se de passagem, estava precisando de um choque de conhecimento do nível em que esse projeto me proporcionou :-).
    Bem, durante dezenas e inúmeras pesquisas que fiz sobre PKI, acabei encontrando um projeto open-source muito interessante chamado de “Signthing” e que merecia não somente um Post, mas dezenas deles discorrendo o teor do trabalho.
    Antes de falar sobre o que é projeto,  vou dar uma dica: – Pare um minuto e lembre-se que atualmente a tecnologia de certificados digitais já é uma realidade, a prova é tanta, que vários tribunais do brasil inteiro estão assinando digitalmente seus documentos, economizando e muito o orçamento público. Recomendo a todos que trabalham com TI, que dediquem um tempo a entender esta tecnologia, que na minha modesta opinião é “Genial”.
    O projeto Signthing é uma tentativa de fornecer a toda comunidade “open-source”, um software que suporta certificados digitais x.509 codificados em DER e armazenados em smart-cards e mídias removíveis e que ainda, realiza validações nestes segundo às regras da ICP-Brasil. Mas não é só isso, ele ainda tem uma série de outras funcionalidades como, por exemplo:
  • Efetua verificação on-line da revogação do certificado, contra a Lista de Certificados Revogados emitidas pela Autoridade Certificadora;
  • Suporta assinatura, co-assinatura e verificação criptográfica de documentos já assinados; 
  • suporta envelopes CMS SignedData attached e detached, em conformidade à RFC 2630.
    Mas nem tudo são flores pessoal, a primeira coisa que você percebe ao entrar no site do projeto, é que desde 2009 não houveram mais evoluções, o que de certa forma me causou espanto e tristeza, afinal, só quem já trabalhou com isso sabe o quanto a falta de material e a quase inexistência de fontes pra se basear, fazem com que a caminhada seja árdua.

   De qualquer forma, vale muito a pena baixar e estudar o projeto ! Deixo aqui meus sinceros parabéns aos criadores desta ideia.

Links

Site do projeto

Abrcs.
Natanael Fonseca

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s