Configurando o JDK no Mac OS X Lion

  Olá pessoal, 
         Recentemente fiz a aquisição de um belíssimo “Macbook Pro”, tinha visto e ouvido falar tanto dos computadores Apple que de certa forma me senti incomodado em não ter um,  foi então que resolvi matar a curiosidade e acabei comprando,  aconteceu bem na hora porque meu pobre “PC”, que foi comprado em 2009,  já não tava mais aguentando a pressão :(.
         Pois bem, resolvi criar este post no blog pra falar sobre a minha primeira experiência com Java nesse “Maravilhoso Notebook”. O Lion é uma das coisas mais belas que eu ja vi, pelo menos você sente que o sistema operacional é estável e cheio de “Truques” que ajudam desde de pessoas comuns até desenvolvedores, como eu, a realizar suas tarefas diárias.   Gosto de saber que o “Unix” tá ali por debaixo, percebo isso quando vou para o Terminal do mac e digito alguns comandos que aprendi em algumas temporadas no “Linux”.
           Voltando a falar de Java, nem tudo são flores, o primeiro susto que levei foi o fato de não haver para download no site da oracle, uma versão da JDK para o “Mac OS X Lion”, depois de pesquisar um pouco, acabo descobrindo que o que existe na verdade é uma versão do JDK da própria Apple, na qual contém os utilitários necessários para o desenvolvimento de aplicações Java.
Algumas versões do OS X já vem com Java
        Mas calma, ainda tem um pequeno detalhe, lendo o jFAQ acabo descobrindo que algumas versões do OS X, já vem com uma versão do Java pré instalado, eis que então, comprovo essa informação digitando o famoso comando “java -version” no console.
java -version no console do Mac OSX Lion

         

         
        Nesse ponto, tiro o chapéu para os que criaram o Lion e pensaram em já trazer o Java embebbed, afinal, daí a fama do Mac ser “User friendly”. Já pensou se todos os que precisassem rodar um simples Applet no seu Home Bank tivessem que saber comandos do “Shell” para poder instalar o Java ? Isso não ia ser nada legal né.
Instalando o Eclipse
         A instalação do eclipse continua sendo a do estilo “descompacte e rode”,  nesse caso o que eu fiz foi simplesmente baixar a versão para o Mac( 32Bit ou 64Bit  ), descompactar e copiar a pasta eclipse/  para o diretorio ~/Applications/java/,  para isso basta utilizar o próprio Terminal.
          Passo a passo:
          – Crie a pasta java com o comando:
        
          $mkdir ~/Applications/java/
          – Descompacte o arquivo baixado para a pasta criada:
          $tar -xvf  ~/Downloads/eclipse-jee-indigo-SR1-macosx-cocoa.tar.gz  ~/Applications/java/
        Feito os passos acima, agora é só ir via finder e clicar em Eclipse.app e, é claro, caso você desenvolva constantemente como eu, basta arrastar esse arquivo para o dock.
Eclipse descompactado e na pasta ~/Applications/java
     
         Logo quando abrir o eclipse, é bom informar para o mesmo, aonde se encontra o JDK e bibliotecas de desenvolvimento,  para fazer isso é só clicar em Eclipse/Preferencias/Java/Installed JREs e informar o caminho /System/Library/Java/JavaVirtualMachines/1.6.0.jdk/Contents/Home como diretorio do seu JDK, lembrando é claro que esse diretório pode mudar dependendo da versão do java que for baixada.
Informando o caminho do JDK para o eclipse.

Adicionando o src.
          Estava tudo indo tão bem por aqui, até que eu senti falta do fonte do Java no meu projeto, então pensei, da mesma forma que faço no Windows posso fazer aqui, é só procurar pelo arquivo src.zip na raiz do JDK e pronto……. Eis que surge o grande problema, cadê o arquivo src.zip ? Tava tudo indo tão bem pra ser verdade né, mas é isso mesmo, o bendito do arquivo não tava lá. Mais algumas horas de pesquisa e descubro que preciso instalar o pacote de desenvolvimento Java da Apple 😦
         Basta fazer o download o mesmo aqui e instalar, só depois é que o bentido do arquivo aparece localizado no seguinte diretório: /Library/Java/JavaVirtualMachines/1.6.0_26-b03-383.jdk/Contents/Home/src.jar
Adicionando o arquivo src.jar ao eclipse.
      Agora sim,  eclipse configurado 🙂
E o JAVA_HOME ?
       Essa parte nem é tanta novidade para aqueles que já tiveram uma vivência em algum sistema “unix based” como o Linux, por exemplo !  Basta seguir o passo a passo abaixo:
       Crie o arquivo ~/.bash_profile usando o comando abaixo:
        $ touch ~/.bash_profile
        Abra no seu editor preferido e adicione a seguinte linha a ele:
     
        export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home)
      
        Salve e pronto, sua variável de ambiente JAVA_HOME já está configurada 🙂
Espero que vocês tenham gostado.
Abrcs.

4 Comments

  1. poxa eu estou com o mesmo problema li se tuto mas algumas coisas nao entendi seria possivel vc me esclarecer via bate papo face,msn etc? sou leigo ainda no mac comprei meu macpro faz nem 1 mes obrigado

    Like

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s