Quando comecei com java há um tempo atrás, me deparei com várias terminologias bem dificeis de entender, coisas do tipo: EJB, DTO, TDO, JSE, JDK, JRE, JAR, SWING, SWT, AWT, Struts e tantas outras.
Na data que escrevo este post, vejo que a situação piorou ;-). O que era de se esperar, é lógico, uma vez que a tecnologia por si só é extremamente mutável, bem como as necessidades recorrentes dela, mas nem tudo é ruim não viu, apesar do bebê java ter crescido e se tornado um gigante, hojê vejo que existe bastante documentação disponível, muitas delas de qualidade inquestionável como, por exemplo, a famosa série Core Java ( http://www.horstmann.com/corejava.html ) e ainda o famoso livro “Java Como Programar”( http://www.deitel.com/Books/Java/JavaHowtoProgram7e/tabid/1191/Default.aspx ).
Este post tem como intuito clarificar dois conceitos importantes para os inciantes em java , que são JDK e JRE.
A figura acima mostra os dois principais produtos da plataforma Java SE, que são: o que é o JDK(Kit de Desenolvimento) e o JRE( Runtime de Execução ).
A JDK contem tudo que existe na JRE mais utilitários para compilação e debug, ela atualmente se encontra na versão 6 e com uma grande quantidade de APIs para as mais diversas necessidades.
Uma coisa boa que ainda mantém o Java a frente junto com tantas outras linguagens é justamente o fato dela ter evoluido e ter sido adotada amplamente por grandes empresas.
Aqui um tutorial excelente de como construir seu primeiro programa Java
Abrcs.